Cosi Dimora

Galeria
Lista
Mostrando 2 Produtos em 1 páginas
Comparar Produto
Haste em aço carbono revestida com cromo-duro. Cabo de madeira tratada Polywood. Guarnições em aço inox.
Tramontina
Model: Century
Product ID: 24017110
Product SKU: 24017110
New In stock />
Chaira 10" Tramontina
Chaira 10
Mostrando 2 Produtos em 1 páginas
Comparar Produto

Eventualmente a cutelaria perde sua afiação, tornando seu fio rombudo – a famosa faca cega. Isso acontece da mesma forma que a ponta de um lápis apontado após escrever um pouco. O desgaste do material por cortar alimentos duros, choques com a tábua ou porcelanas, ou mesmo outros imprevistos.

Pode parecer paradoxal, mas facas afiadas representam segurança ao cozinheiro, pois fios desalinhados podem facilmente fazer o corte sair do controle e causar acidentes.

O desgaste do fio é microscópico, mas apesar de não poder ser visto à olho nu, é facilmente sentido. A faca começa produzindo cortes imperfeitos e em casos extremos os alimentos ficam “mastigados” pela lâmina sem fio, com a impressão que o corte acontece por esmagamento de um utensílio rombudo.

Afiar a faca é uma solução, mas isso acaba consumindo o utensílio, tornando a lâmina cada vez menor até que o cozinheiro tenha que comprar outra faca… e convenhamos que algumas delas representam um bom investimento e não são artigos de descarte.

Nisso surge a chaira, que consegue realinhar o fio quando se passa a borda da lâmina corretamente em sua haste. A chaira não amola a faca, mas assenta o fio, o que faz o utensílio ter uma vida útil maior, aumentando o intervalo entre uma amolação e outra.